PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte pode ter produzido teste nuclear, segundo Seul

12 fev 2013 - 02h28
Compartilhar

O Governo da Coreia do Sul detectou um terremoto artificial de 5,1 graus na escala Ritcher na Coreia do Norte, segundo a agência sul-coreana "Yonhap", o que pode indicar que Pyongyang realizou o seu anunciado teste nuclear.

"Estamos no processo de confirmar se o terremoto corresponde ao teste nuclear", indicou à Agência Efe a porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, Park Su-jin, em referência ao tremor detectado no condado norte-coreano de Kilju, no nordeste do país.

Esse condado abriga a base de Punggyer-ri, onde a Coreia do Norte realizou os testes nucleares de 2006 e 2009 e na qual a Inteligência da Coreia do Sul previa um novo teste iminente.

A Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO), instituição da ONU, informou em Viena que sua rede de estações de medição detectou um "evento sísmico não usual" na Coreia do Norte, mas não confirmou que um teste atômico tenha acontecido.

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional para analisar os novos fatos, enquanto o escritório presidencial examina os relatórios de analistas e o Exército elevou o seu alerta diante da aparente ação nuclear norte-coreana.

A agência sul-coreana "Yonhap" destacou que China, Japão, Rússia e Estados Unidos também confirmaram o terremoto na Coreia do Norte, mas deu uma explicação mais detalhada sobre o fenômeno.

Em 24 de janeiro, a Coreia do Norte ameaçara realizar o seu terceiro teste nuclear como resposta à resolução tomada dois dias antes pelo Conselho de Segurança da ONU, que ampliou as sanções ao país comunista como castigo pelo recente lançamento de um foguete de longo alcance.

EFE   
Compartilhar
Publicidade