PUBLICIDADE

Ásia

C. do Norte não responde telefonema após cancelar encontro com Seul

12 jun 2013 - 01h10
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte não respondeu à ligação telefônica rotineira feita nesta quarta-feira pelo Sul, informou o Ministério da Unificação de Seul, um dia depois do cancelamento do primeiro encontro de alto nível entre os dois países.

"Fizemos uma ligação telefônica às 9h da manhã (21h de Brasília de terça) para iniciarmos um contato, mas não recebemos resposta da Coreia do Norte", disse à agência EFE uma porta-voz do Ministério. A porta-voz informou que a Coreia do Sul fez o telefonema através da linha de comunicação da aldeia fronteiriça de Panmunjom, que atualmente é a única via de contato entre os dois países.

O fato poderia indicar a interrupção do canal de diálogo que Pyongyang reabriu na sexta-feira passada após cortá-lo há dois meses. "É cedo para falar de um novo desligamento da linha", afirmou à agência EFE uma porta-voz do Executivo sul-coreano.

O governo da Coreia do Sul pediu nesta "sinceridade" a Coreia do Norte para um futuro diálogo. "Estamos abertos ao diálogo com a Coreia do Norte", disse um porta-voz do Ministério da Unificação de Seul, acrescentando que se o regime de Kim Jong-un "deseja avançar nas relações entre as duas Coreias precisa demonstrar sua sinceridade".

Em um aparente gesto de distensão, a Coreia do Norte religou na sexta-feira passada a linha telefônica após tê-la cortado três meses antes, no dia 11 de março, em plena campanha de ameaças dirigidas a Seul e Washington.

A ausência de resposta telefônica por parte da Coreia do Norte aconteceu depois que as duas Coreias não conseguiram chegar a um acordo ontem sobre as listas de suas delegações para um encontro de alto nível programado para hoje e que finalmente foi cancelado.

O encontro prometia ser histórico, já que autoridades de alto nível dos dois países não se reúnem desde 2007 e pretendiam resolver temas importantes e empreender um caminho de diálogo após meses de tensão e anos de péssimas relações.

A tensão foi especialmente elevada nos meses de março e abril, quando a Coreia do Norte iniciou uma intensa campanha de hostilidades que incluíram contínuas ameaças de guerra, o corte de todas as vias de comunicação bilateral e o fechamento do complexo industrial conjunto de Kaesong.

As duas Coreias permanecem tecnicamente em conflito desde a Guerra da Coreia (1950-53), pois o armistício assinado em 1953 não foi substituído até hoje por um tratado de paz definitivo.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade