PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte movimenta 50 submarinos militares enquanto negocia com o Sul

23 ago 2015 - 05h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte movimentou mais de 50 submarinos militares, garantiu neste domingo um oficial militar da Coreia do Sul, enquanto representantes de ambos países tentam negociar soluções para seu maior período de tensão em anos.

"70% dos submarinos da Coreia do Norte - cujo número total se estima em 70 - partiram de suas bases sem que se possa confirmar sua localização", afirmou um funcionário das forças armadas sul-coreanas à agência local "Yonhap".

A fonte também assegurou que o regime norte-coreano de Kim Jong-un duplicou o número de tropas de artilharia na fronteira e estas se encontram preparadas para o combate.

As duas Coreias se viram envolvidas em um grave episódio de tensão militar desde quinta-feira, dia em que Norte e Sul trocaram disparos de artilharia na fronteira.

Após o fato Pyongyang lançou várias ameaças a Seul, e ambas partes mantêm preparadas suas tropas e equipes militares para um possível combate.

Em plena tensão, altos funcionários de ambos governos realizaram ontem uma reunião na Aldeia da Trégua de Panmunjom para tentar buscar uma solução à crise.

Após não chegar a um acordo nesta madrugada, a reunião foi retomada neste domingo.

Norte e Sul permanecem tecnicamente enfrentados desde a Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade