PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte move foguete para plataforma de lançamento, diz TV

26 mar 2012 - 03h32
(atualizado às 09h56)
Compartilhar

Horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertir que a Coreia do Norte não irá conseguir nada com ameaças e provocações, o regime de Pyongyang moveu um foguete de longo alcance para a plataforma de lançamento nesta segunda-feira, afirmou um oficial do Ministério da Defesa sul-coreano, em informação publicada pela rede CNN.

Caso o foguete seja de fato lançado, a Coreia do Sul está preparada para acompanhar sua trajetória, acrescentou a fonte, que pediu anonimato, em meio a temores que partes do foguete caiam em território sul-coreano, o que ameaçaria vidas e causaria danos à economia, disse o oficial.

O foguete teria sido movido para uma plataforma de lançamento na região nordeste de Dongchang-ri, uma vila no noroeste da Coreia do Norte. O anúncio norte-coreano, no dia 16 de março, que deve lançar em abril um satélite de vigilância terrestre levantou os protestos de países como Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, que o consideram um teste encoberto de um míssil balístico.

O governo de Pyongyang, por sua vez, assegura que sua intenção de lançar o satélite de observação é uma homenagem ao centenário de seu líder Kim Il Sung.

Em Seul, Obama disse que "os Estados Unidos não têm intenções hostis em relação a seu país (Coreia do Norte). Estamos comprometidos com a paz, e estamos dispostos a dar passos para melhorar as relações", acrescentando que "suas provocações e sua busca de armamento nuclear não alcançaram a segurança que os senhores buscam, a prejudicaram".

A China informou nesta segunda-feira que tentará dissuadir a Coreia o Norte de seu plano e mostrou sua preocupação com o impacto que essa ação pode ter na estabilidade da região. O presidente russo Dmitri Medvedev também se uniu ao coro e expressou sua preocupação com o projeto norte-coreano.

Com informações da agência EFE

Em imagem de satélite, uma plataforma de lançamento norte-coreana, localizada na aldeia de Tongchang-ri
Em imagem de satélite, uma plataforma de lançamento norte-coreana, localizada na aldeia de Tongchang-ri
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade