PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte liberta um dos 3 americanos detidos no país

Americano, que viajou ao país em abril, foi detido acusado de ter deixado uma bíblia em um hotel

21 out 2014 - 17h42
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Casa Branca fez diversos apelos pela liberta&ccedil;&atilde;o de Fowle e dos outros dois americanos ainda detidos na Coreia do Norte</p>
Casa Branca fez diversos apelos pela libertação de Fowle e dos outros dois americanos ainda detidos na Coreia do Norte
Foto: Reuters

A Casa Branca confirmou nesta terça-feira que o turista norte-americano detido Jeffrey Fowle foi libertado na Coreia do Norte e está a caminho de casa para se reunir com sua família.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que os Estados Unidos acolheram a medida, mas pressionaram Pyongyang a também soltar dois outros cidadãos de seu país.

“Embora esta seja uma decisão positiva... continuamos atentos ao fato de que Kenneth Bae e Matthew Miller ainda estão detidos e novamente pedimos à República Democrática da Coreia do Norte que os liberte imediatamente”, declarou Earnest, usando o nome oficial do país. Os EUA continuarão a trabalhar ativamente nestes casos, acrescentou.

A Coreia do Norte soltou Fowle sob a condição de que os EUA o transportassem para fora da nação reclusa. O Departamento de Defesa providenciou o traslado no período estabelecido, declararam as autoridades.

Fowle, de 56 anos, um operário da cidade de Miamisburg, no Ohio, foi preso em maio por deixar uma Bíblia em um clube de marinheiros estrangeiros na cidade norte-coreana de Chongjin.

Miller foi detido em abril em um incidente separado, e Bae, missionário preso em novembro de 2012, foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados.

Os Estados Unidos expressaram gratidão ao governo da Suécia, que tem uma embaixada em Pyongyang, por seu empenho no caso de Fowle. A Suécia atua como uma “potência protetora” para os EUA na capital norte-coreana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade