PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte lança míssil de curto alcance pelo 3º dia consecutivo

20 mai 2013 - 04h37
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance nesta segunda-feira, completando seis lançamentos em três dias, e condenou a Coreia do Sul por criticar o que o governo norte-coreano afirma ser exercícios militares legítimos.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte disparou um míssil nesta segunda de manhã e um segundo à tarde. Ambos foram lançados no mar na costa leste da Coreia do Norte, disse um funcionário do ministério.

Os lançamentos acontecem após mais de dois meses de ameaças da Coreia do Norte sobre uma guerra nuclear contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos se fosse atacada. O Norte condenou os exercícios militares sul-coreanos realizados em parceria com os EUA, que terminaram no final de abril. A Coreia do Norte disse que se tratavam de um ensaio para um ataque contra seu território.

"Estamos realizando exercícios militares intensos para reforçar a nossa capacidade de defesa", disse o Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia, órgão que lida com questões inter-coreanas, segundo a agência de notícias da Coreia do Norte KCNA, nesta segunda-feira.

As manobras foram consideradas como os primeiros gestos beligerantes por parte do regime de Pyongyang, após um período de várias semanas nas quais rebaixou notavelmente o tom de sua última campanha de ameaças bélicas contra Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

"A Coreia do Norte novamente lançou o que aparenta ser um míssil KN-02 de curto alcance", explicou um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano em declarações publicadas pela agência Yonhap. "Estamos vigiando de perto os movimentos do Exército norte-coreano em caso de acontecerem mais lançamentos", acrescentou o porta-voz de Defesa.

O KN-02 é um míssil balístico de curto alcance desenvolvido a partir de tecnologia da era soviética e com alcance de cerca de 150 quilômetros. O lançamento foi reportado imediatamente à presidente sul-coreana, Park Geun-hye, cujo escritório pediu ao Norte para não continuar agravando a atual situação com estes lançamentos.

"Sejam lançamentos de teste ou uma demonstração de força, a Coreia do Norte não deveria realizar atos que aumentem a tensão", disse Kim Jang-soo, diretor do Escritório de Segurança Nacional, que depende diretamente da Presidência sul-coreana.

ONU condena ação

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, criticou os lançamentos de mísseis e disse que são uma "provocação" desnecessária. "O secretário-geral continua preocupado com as provocações e tensões na península de Coreia, especialmente devido ao risco de erros de cálculo e de uma escalada perigosa", disse o escritório do porta-voz da ONU em comunicado.

Além disso, o principal responsável das Nações Unidas, de nacionalidade sul-coreana, acrescentou que está preparado para ajudar a "facilitar o processo de construção de paz e confiança" na península da Coreia.

Com informações das agências EFE e Reuters

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade