PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte lança foguete de longo alcance, diz agência

6 fev 2016 - 23h45
(atualizado em 7/2/2016 às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte lançou neste domingo (data local) um foguete de longo alcance, que parte da comunidade internacional considera um teste balístico secreto, informou o governo da vizinha Coreia do Sul.

O lançamento aconteceu por volta das 9h30 (hora local, 22h30 deste sábado em Brasília) a partir da base de Sohae, também conhecida como Dongchang-ri, no extremo noroeste do país, confirmaram fontes militares à agência sul-coreana "Yonhap".

A Coreia do Norte anunciou neste sábado que ia antecipar o lançamento de um foguete de longo alcance entre hoje e 14 de fevereiro, em vez do período inicialmente anunciado a várias organizações internacionais, que ia desde o dia 8 a 25 deste mês.

Acredita-se que o foguete de longo alcance lançado tenha capacidade de alcance de mais de 10.000 quilômetros, o que bastaria para chegar aos Estados Unidos.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, convocou uma reunião de emergência, e pediu outra similar do Conselho de Segurança da ONU para tratar o assunto.

A comunidade internacional, liderada por Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, tinha pedido ao regime norte-coreano para desistir de seu plano, ao considerar que esconde na realidade um teste secreto de mísseis balísticos e violaria portanto várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade