0

Coreia do Norte interrompe preparativos para lançar foguete

9 dez 2012
12h28
atualizado às 12h54

A Coreia do Norte interrompeu todos os preparativos para lançar um foguete de longo alcance em suas instalações no nordeste do país, informou uma fonte sul-coreana à agência Yonhap News neste domingo.

Esta informação é divulgada depois que a Coreia do Norte indicou no sábado que estudava a possibilidade de adiar o lançamento inicialmente previsto para o período entre 10 e 22 de dezembro devido a problemas técnicos. A Comissão Coreana para a Tecnologia Espacial afirmou que seus cientistas e engenheiros estavam avaliando seriamente a possibilidade de reajustar o período de lançamento.

Os dirigentes norte-coreanos tinham a intenção de lançar um foguete para colocar em órbita um satélite civil, depois da análise dos erros cometidos durante um lançamento anterior em abril, que terminou num rotundo fracasso.A Coreia do Sul, assim como os Estados Unidos, Japão, Rússia e inúmeros Estados ocidentais acusam o regime norte-coreano de querer, na realidade, realizar um novo teste de míssil balístico, indo contra as resoluções da ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

publicidade