PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte fracassa em teste de míssil feito às pressas

28 abr 2016 - 09h09
(atualizado às 14h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

A Coreia do Norte disparou o que parece ser um míssil de alcance intermediário nesta quinta-feira, mas o artefato caiu segundos após o lançamento de teste, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, no segundo fracasso do tipo às vésperas do congresso do partido governista na semana que vem.

A isolada Coreia do Norte vem realizando uma série de lançamentos de mísseis, em violação a resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), e testes de tecnologia militar antes do congresso do Partido dos Trabalhadores, que começa em 6 de maio, e aparentemente o disparo desta quinta-feira foi feito às pressas, de acordo com um especialista de defesa de Seul.

Uma autoridade do Ministério da Defesa sul-coreano disse à Reuters que o lançamento, ocorrido por volta das 6h40 do horário local nas proximidades de Wonsan, cidade da costa leste norte-coreana, parece ter sido de um míssil Musudan, que tem alcance de mais de 3 mil quilômetros.

"Eles estão com pressa para mostrar algo que deu certo, para cumprir o cronograma de um evento político, o congresso do partido", disse Yang Uk, pesquisador veterano do Fórum de Defesa e Segurança da Coreia e conselheiro de formulação de políticas da Marinha sul-coreana.

"Eles precisam ter sucesso, mas continuam fracassando. Não tiveram tempo suficiente para consertar ou modificar tecnicamente o sistema, simplesmente o dispararam porque estavam com pressa", afirmou.

O aparente fiasco desta quinta-feira marca mais um revés para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Um lançamento de míssil semelhante realizado em 15 de abril, aniversário de seu avô e fundador da nação, Kim Il Sung, explodiu, o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos classificou como um fracasso "incendiário, catastrófico".

Alguns especialistas haviam previsto que a Coreia do Norte esperaria até descobrir o que deu errado no lançamento anterior do míssil Musudan antes de tentar novamente, um processo que poderia levar meses e um sinal de que o disparo desta quinta foi apressado.

Mas, na terça-feira, a agência de notícias sul-coreana Yonhap relatou que Pyongyang parecia estar preparando o segundo disparo de um Musudan, que teoricamente tem capacidade de atingir qualquer parte do Japão e o território norte-americano de Guam. De acordo com a Coreia do Sul, o míssil jamais foi bem sucedido nos testes de voo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade