PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte envia autoridade do alto comando militar à China

22 mai 2013 - 01h04
Compartilhar

Seul, 22 mai (EFE).- Um enviado especial de alto nível da Coreia do Norte iniciou uma viagem à China em um momento de pleno distanciamento entre os dois países, informou nesta quarta-feira a agência de notícias estatal "KCNA".

Em comunicado, a agência indicou que o líder Kim Jong-un enviou à China Choe Ryung-hae, diretor do Birô Político do Exército Popular da Coreia do Norte, embora não tenha oferecido mais detalhes sobre a agenda e o motivo da visita do enviado especial.

A viagem da autoridade norte-coreana ao país vizinho, o primeiro enviado de alto nível desde 2012, chega em um momento no qual a relação entre ambos os países, parceiros próximos desde a Guerra da Coreia (1950-53), vive um momento de esfriamento.

Nos últimos meses, o governo chinês confirmou seu distanciamento com o tradicional aliado ao apoiar novas sanções a Pyongyang na ONU por seu teste nuclear de fevereiro e, posteriormente, criticar a recente campanha de hostilidades do regime de Kim Jong-un em direção a Seul e Washington.

Além disso, nesta semana, Pequim solicitou a Pyongyang uma investigação para apurar a suposta abordagem abusiva de militares norte-coreanos contra pesqueiro chineses em águas da China.

Choe, um general de quatro estrelas, é encarregado da gestão política, educativa e cultural do poderoso Exército Popular, que conta com mais de 1,1 milhão de soldados. Segundo analistas, ele é muito próximo a Kim Kyong-hui e Jang Song-taek, os tios de Kim Jong-un, considerados altamente influentes nas decisões do Estado.

A visita de Choe à China também chega em um momento em que a presidente da vizinha Coreia do Sul, Park Geun-hye, planeja voar a Pequim no próximo mês para realizar sua primeira reunião com as autoridades do governo chinês de Xi Jinping.

EFE   
Compartilhar
Publicidade