PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte diz que turista dos EUA detido no país será julgado

27 abr 2013 - 10h52
(atualizado às 11h49)
Compartilhar

A Coreia do Norte disse neste sábado que um turista de cidadania coreana e americana, preso pelo Estado desde o ano passado, vai enfrentar um julgamento por "cometer crimes" contra o Norte, um movimento que poderia acirrar ainda mais as tensões com os Estados Unidos.

O movimento ocorre em meio a um impasse diplomático entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos e em meio às ameaças de Pyongyang de atacar bases militares dos Estados Unidos no Pacífico e no Sul.

Os cidadãos norte-americanos de ascendência coreana vêm enfrentando problemas na Coreia Norte ao longo dos anos, e Pyongyang tentou usar esta detenção para atrair visitas de figuras americanas de alto nível, principalmente o ex-presidente Bill Clinton.

No caso mais recente, Kenneth Bae, 44 anos, foi detida pela polícia desde a sua chegada na cidade Rajin, no norte do país, em 3 de novembro. Ele estava entre um grupo de cinco turistas.

"No processo de investigação, ele admitiu que cometeu crimes que visam derrubar a Coreia do Norte com hostilidade contra ele", informou a imprensa estatal KCNA, usando o título oficial do norte da República Popular Democrática da Coreia.

"Seus crimes foram provados por evidências", disse, acrescentando que em breve iria ser levado ao Supremo Tribunal Federal "o juízo". Ele não forneceu mais detalhes.

Trabalhadores sul-coreanaos disseram que as autoridades do Norte podem ter tido problema com algumas de suas fotografias, incluindo os de crianças norte-coreanas desabrigadas.

Um jornal sul-coreano publicado por uma família evangélica disse que ele poderia estar carregando filmes com imagens da execução de desertores e dissidentes na Coreia do Norte. Informação que não foi possível verificar.

De acordo com a lei norte-coreana, a punição para atos hostis contra o Estado é de cinco a 10 anos de trabalhos forçados.

Clinton viajou para Pyongyang em 2009 e conheceu o então líder Kim Jong-il antes de obter a libertação de dois trabalhadores de mídia norte-americanos que haviam sido acusados de entrar ilegalmente na Coreia do Norte.

As tensões entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul e seu aliado, os Estados Unidos, se acirraram nas últimas semanas, desde que a ONU reforçou as sanções após terceiro teste de armas nucleares feito pela Coreia do Norte, em fevereiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade