PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte diz que realizará teste nuclear 'a pedido do povo'

26 jan 2013 - 08h07
(atualizado às 09h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte reiterou neste sábado sua intenção de realizar um terceiro teste nuclear. "Um teste nuclear é a pedido do povo", afirmou o Rodong Sinmun, jornal oficial do Partido Comunista, em um editorial publicado sob o título "Não temos outra opção".

Chineses caminham na frente da embaixada norte-coreana em Pequim
Chineses caminham na frente da embaixada norte-coreana em Pequim
Foto: Reuters

A advertência vem um dia após a Coreia do Norte ameaçar com represálias físicas a Coreia do Sul caso se associe às novas sanções votadas nesta semana pelo Conselho de Segurança da ONU. "O Conselho de Segurança das Nações Unidas não nos deixa outras opções. Não temos outros caminhos a não ser ir à demonstração de força final", escreveu o jornal.

"A maior ameaça para a paz e a segurança na península coreana procede da política hostil das forças do mal dirigidas pelos Estados Unidos e por seu vasto arsenal nuclear", acrescentou.

A Coreia do Norte anunciou na quinta-feira sua intenção de realizar um novo teste nuclear em uma data ainda não definida, o que significaria um desafio aos Estados Unidos, seu pior inimigo, e uma resposta às sanções que a ONU Votou na terça-feira após o lançamento, no dia 12 de dezembro, de um foguete considerado por Washington como um míssil balístico. 

"Estas sanções são uma declaração de guerra contra nós", considerou o comitê norte-coreano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade