PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte dispara 3 mísseis de curto alcance

18 mai 2013 - 08h13
Compartilhar

A Coreia do Norte disparou neste sábado três mísseis de curto alcance no Mar do Japão, aparentemente durante treinamentos militares, afirmou a Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte lançou dois mísseis guiados pela manhã e outro à tarde", afirma um comunicado do ministério sul-coreano da Defesa.

"Os mísseis caíram no Mar Oriental (Mar do Japão)", afirmou um porta-voz do ministério.

O governo de Pyongyang criticou recentemente "os atos hostis e as provocações militares" da Coreia do Sul, incluindo os exercícios conjuntos das tropas sul-coreanas e americanas.

Seul e as tropas de Washington, lideradas pelo porta-aviões de propulsão nuclear "USS Nimitz", realizaram esta semana exercícios navais conjuntos, apesar dos protestos de Pyongyang, que considera as manobras um preparativo para a guerra.

Na sexta-feira, a agência sul-coreana Yonhap, citando um estudo do Instituto Coreano de Análises de Defesa (KIDA), indicou que a Coreia do Norte poderia ter o dobro de bases móveis de lançamento de mísseis do que se pensava até agora. A nova estimativa é que o Norte teria até 50 lançadores móveis para mísseis de médio alcance e 150 para mísseis de curto alcance.

Na quarta-feira, uma fonte do governo americano, em contradição com recentes relatórios da inteligência do país, afirmou que a Coreia do Norte ainda não desenvolveu uma ogiva nuclear capaz de ser instalada em um míssil.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade