PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte descarta "por enquanto" realizar novo teste nuclear

Compartilhar

Um porta-voz do Ministério de Exteriores norte-coreano assegurou, através de um comunicado, que Pyongyang "não está planejando por enquanto" a realização um novo teste nuclear, informou neste domingo (data local) a agência sul-coreana Yonhap.

O anúncio de Pyongyang acontece em um momento no qual a comunidade internacional vigia de perto o regime de Kim Jong-un perante a possibilidade de realizar seu terceiro teste nuclear, depois que em abril os serviços de inteligência sul-coreanos detectaram por satélite movimentos suspeitos em uma base do país vizinho.

"(A Coreia do Sul) procura alterar os nervos da Coreia do Norte em uma tentativa de provocar que conduzamos um teste nuclear, mas isso não está planejado por enquanto", disse o porta-voz norte-coreano em uma nota emitida pela agência KCNA.

"Este cenário tem como objetivo esticar as relações entre Coreia do Norte e os países que a rodeiam e criar uma atmosfera de pressão e sanções", acrescentou o comunicado, o qual, além disso, voltou a acusar Seul de "difamar" o líder Kim Jong-un durante a recente celebração de um festival infantil no país comunista.

EFE   
Compartilhar
Publicidade