PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte condecora 47 mil veteranos no aniversário do armistício

24 jul 2013 - 09h52
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

A Coreia do Norte decidiu condecorar mais de 47.000 veteranos de guerra e "pessoas com méritos" dias antes do 60º aniversário do armistício da Guerra da Coreia, em 27 de julho de 1953, indicou nesta quarta-feira a agência oficial KCNA.

47.075 veteranos de guerra, resistentes contra o Japão e "pessoas com méritos que levaram adiante proezas imortais durante a guerra e realizaram importantes contribuições à construção de uma nação próspera após a guerra" receberão medalhas comemorativas, segundo a KCNA.

As estações de trem e as ruas da capital da Coreia do Norte estavam cheias de gente, entre elas muitos estudantes, que entregavam flores aos veteranos que chegaram para receber suas medalhas, afirmou a agência.

O regime organiza várias cerimônias para comemorar o armistício entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, incluindo um imenso desfile militar previsto para sábado em Pyongyang, a capital norte-coreana.

O jornal oficial do partido único norte-coreano, Rodong Sinmun, anunciou que o jovem líder Kim Jong-un deve presenciar o desfile.

A Coreia do Norte chama de "Guerra de Libertação da Pátria" o conflito armado de 1950 a 1953, e celebra a assinatura do armistício como o "Dia da Vitória".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade