PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Coreia do Norte chama premiê japonês de "Hitler asiático"

4 fev 2014 - 05h03
(atualizado às 05h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte chamou nesta terça-feira o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de “Hitler asiático”, por aumentar o poder militar do país sob o pretexto de garantir a estabilidade da região, de acordo com informações da agência AFP.

O ataque veio em um editorial da agência estatal KCNA. No mês passado, outro jornal oficial já havia descrito Abe como um “maníaco militarista” por tentar reformar a constituição pacifista, do país, que limita suas Forças Armadas para ações de defesa, elaborada após o fim da 2ª Guerra Mundial.

O texto da KCNA, cujo título é “É este o surgimento de um Hitler asiático”, diz que o premiê japonês estava usando os mísseis e ameaças nucleares de Pyongyang como justificativa para a expansão militar nipônica. “Grupos de ultradireita, liderados por Abe (...) estão tentando mudar o foco de críticas internacionais do Japão para outro lugar”, diz o editorial.

“Não há diferença entre o maníaco fascista Hitler, que travou uma batalha com os comunistas para justificar outra guerra, e o imprudente Abe, que está usando um confronto com a Coreia do Norte para justificar novas ambições militares do Japão”, afirma a mídia oficial.

O regime de Pyongyang repetidamente condena o Japão por sua suposta falha em reconhecer o seu papel na ocupação da península coreana entre 1910 e 1945 e pela reivindicação de ilhas coreanas como parte de seu território. Tóquio, por sua vez, manifesta sua preocupação com o programa nuclear norte-coreano e seu potencial para criar tensão na região.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade