PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte avisou EUA que realizaria novo teste nuclear

12 fev 2013 - 18h04
(atualizado às 18h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte, que realizou nesta terça-feira seu terceiro teste atômico, avisou anteriormente ao Departamento de Estado dos Estados Unidos de sua intenção de fazer provas nucleares subterrâneas, embora não tenha informado a data, disseram nesta terça-feira fontes oficiais americanas.

A Coreia do Norte "informou ao Departamento de Estado de sua intenção de levar a cabo um teste nuclear, sem citar nenhum momento específico", disse hoje a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Victoria Nuland, em sua entrevista coletiva diária.

A porta-voz explicou que o aviso chegou através de "canais frequentes", mas se negou a dizer quando Washington recebeu a notificação.

A Coreia do Norte realizou na madrugada de hoje seu terceiro teste atômico com um dispositivo "menor" e "altamente explosivo", o que indicaria um grande avanço tecnológico do militarizado regime de Kim Jong-un.

Além disso, o regime comunista ameaçou hoje realizar novos testes nucleares e de maior intensidade caso os Estados Unidos mantenham sua política de "hostilidade", segundo informou a agência oficial norte-corena KCNA.

O terceiro teste nuclear da Coreia do Norte
O terceiro teste nuclear da Coreia do Norte
Foto: AFP

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade