PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte aumenta alcance de sua artilharia na fronteira, diz Seul

30 jun 2013 - 04h25
(atualizado às 04h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte está melhorando sua artilharia na fronteira com o Sul, ao desdobrar plataformas de lançamento de mísseis de maior alcance dos que tinha até agora, segundo fontes do governo de Seul citadas hoje pela agência Yonhap.

O regime de Pyongyang está substituindo os lança-foguetes múltiplos calibre 107 milímetros em suas unidades de fronteira de artilharia com outros de calibre 240 milímetros melhorados, detalhou a fonte que considera que isto representa uma maior ameaça para a área ao redor da capital sul-coreana.

Acredita-se que a Coreia do Norte tinha desdobrados na fronteira lança-foguetes com três calibres diferentes: 107, 122 e 240 milímetros, estes últimos com um alcance de 60 quilômetros.

Segundo a fonte de Seul citada pela agência estatal sul-coreana, os lança-foguetes melhorados de 240 milímetros, que estão substituindo os de 107, aumentam sua distância de alcance em 10 quilômetros.

O Exército norte-coreano esteve desenvolvido uma nova versão para poder aumentar sua capacidade de alcance e conseguiu produzi-las com sucesso, o que aumenta a ameaça militar sobre a parte do sul de Seul, apontou a mesma fonte.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade