PUBLICIDADE

Estados Unidos

Coreia do Norte anuncia prisão de universitário americano

Regime disse ter detido um estudante de 21 anos

22 jan 2016 - 16h45
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Um estudante universitário norte-americano foi preso na Coreia do Norte acusado de "atos hostis", divulgou nesta sexta-feira (22) a agência de notícias oficial do governo KCNA. O regime norte-coreano também disse que o jovem Otto Frederick Warmbier teria "agido sob ordens do governo dos Estados Unidos".

O jovem de 21 anos, aluno da Universidade de Virginia, viajou por cinco dias ao país, no feriado de Ano Novo, e foi preso no aeroporto de Pyongyang no dia 2 de janeiro, antes de embarcar em um voo para a China. "Warmbier entrou no país como turista para destruir a união norte-coreana a pedido do governo dos Estados Unidos", escreveu a agência KCNA.

O Departamento de Estado norte-americano ainda não confirmou a prisão, mas informou que está ciente da notícia divulgada pela imprensa e que está apurando os fatos. "A segurança dos cidadãos norte-americanos é uma das nossas prioridades", destacou o organismo.

A notícia da prisão do jovem foi divulgada em um momento em que o governo dos Estados Unidos tenta articular com a comunidade internacional a aplicação de mais sanções contra a Coreia do Norte, que anunciou no dia 6 de janeiro testes com uma bomba nuclear de hidrogênio. Os Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas com a Coreia do Norte e, por isso, os interesses norte-americanos no país são representados pela embaixada da Suécia.

Warbier é originário da cidade de Cincinnati, nos EUA, e estuda Economia, com ênfase em sustentabilidade global. Seu perfil no Linkedin diz que ele já estudou também na London School of Economics.

A justificativa de "atos hostis" já foi usada pela Coreia do Norte para prender várias outras pessoas, turistas e até missionários. O país costuma deter pessoas de nacionalidade ocidental para usar como moeda de troca em momentos de tensão diplomática. Além de Warbier, outros dois norte-americanos estão presos na Coreia do Norte. No mês passado, o país condenou à prisão perpétua um pastor canadense. 

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade