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Ásia

Copiloto estava no comando na hora da queda do AirAsia

Os alarmes de “estol” (ou Stall, em inglês, termo utilizado em aviação que indica a perda de sustentação da aeronave, mostrando que está caindo) soaram até que a queda acontecesse

29 jan 2015 - 08h41
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<p>O respons&aacute;vel do Comit&ecirc; Nacional,&nbsp;Tatang Kurniadi, fala sobre o voo&nbsp;QZ8501 da&nbsp;AirAsia</p>
O responsável do Comitê Nacional, Tatang Kurniadi, fala sobre o voo QZ8501 da AirAsia
Foto: Reuters

Antes de cair no mar de Java, o avião da AirAsia de voo número QZ8501 estava sendo dirigido pelo copiloto, segundo informou a CNN. As coisas começaram a dar errado e em apenas 3 minutos e 20 segundos, os alarmes do avião já começaram a soar antes da queda fatal para as 162 pessoas a bordo em dezembro do ano passado.

Nesta quinta-feira, os novos detalhes fora divulgados pelo Comitê de Segurança Nacional de Transporte da Indonésia. Embora seja comum que o copiloto esteja no controle da aeronave, questões importantes ainda permanecem sobre o acidente com o jato AirAsia como “por que o avião fez uma subida íngreme de repente? O fator principal foi o mau tempo?”.

Segundo as investigações, a aeronave estava em boas condições e a tripulação toda era experiente, com certificado.

<p>Parte da fuselagem do avi&atilde;o da AirAsia recuperada no fundo do mar ap&oacute;s querda do voo QZ8501</p>
Parte da fuselagem do avião da AirAsia recuperada no fundo do mar após querda do voo QZ8501
Foto: Beawiharta / Reuters

Sobre os momentos antes da queda, também foi revelado que o avião estava virando à esquerda quase em zigue-zague, quando, então, ascendeu a 37.400 pés em cerca de 30 segundos em uma subida íngreme, disse Ertata Lanang Galih, um piloto sênior e investigador do comitê. Contudo, aviões comerciais não são projetados para subir tão rapidamente, disseram analistas. Ele pode ter subido a uma taxa duas vezes mais rápido que podia e devia, disse um analista à CNN.

Os alarmes de “estol” (ou Stall, em inglês, termo utilizado em aviação que indica a perda de sustentação da aeronave, mostrando que está caindo) soaram até que a queda acontecesse após 4 minutos do primeiro aviso do piloto.

O avião da AirAsia caiu em 28 de dezembro enquanto voava da cidade indonésia de Surabaya para Cingapura.

Falha humana pode ter causado queda do avião da AirAsia:

Fonte: Terra
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