PUBLICIDADE

Contaminação por minérios torna mar vermelho na Malásia

5 jan 2016 - 12h47
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Ao longo de cerca de 15 km na costa da Malásia, o mar começou a ficar vermelho no fim do ano passado, intrigando a população e autoridades locais. Isso ocorreu por causa das fortes chuvas de dezembro na região, que trouxeram restos de minérios para o oceano, fazendo ele mudar de cor.

Esse fenômeno dá uma ideia da crescente preocupação no país com impacto da exploração de bauxita na Malásia aumentou a preocupação com o impacto ambiental disso no país.

A grande demanda da China motivou a intensa atividade de extração desse minério – que é uma das principais matérias-primas para a produção de alumínio industrializado.

E não foi apenas o mar que ficou vermelho. Na quarta-feira da semana passada, a mídia local mostrou imagens de rios que também estavam mudando de cor por causa da presença de minério na água.

Foto: EFE

A mudança acontece principalmente na região de Kuantan, o centro industrial do país, onde há um porto – e é de lá que sai boa parte da bauxita nos navios para ser levada a outros países.

"É claro que o governo federal e o estadual estão preocupados", disse o Ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Malásia, Wan Junaidi Tuanku Jaafar à Reuters. "Houve uma discussão em andamento, mas, infelizmente, durante a estação das monções, a situação piorou. O estoque vaza para o mar", afirmou.

O ministro ressalta que o país busca uma regulamentação mais rigorosa da exploração do minério. Em 2015, a Malásia exportou mais de 20 milhões de toneladas de bauxita para a China – mais de 700 % do que no ano anterior.

Foto: EFE
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade