PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Considerada 'ameaça' pelo Japão, China diz que relatório é mentiroso

13 jul 2013 - 04h04
(atualizado às 04h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo chinês classificou como "mentiroso" um relatório oficial da Defesa do Japão que descreveu Pequim como uma ameaça. Nesta sexta-feira, o porta-voz do Exército chinês, Geng Yansheng, disse que o documento "deliberadamente ignora fatos". As informações são da agência Xinhua

China, Japão e Taiwan disputam ilhas inabitadas no Mar da China Oriental. Recentemente, embarcações chinesas aqueceram a tensão na região ao atracar no local.

Na última terça-feira, Tóquio apresentou um plano para reforçar seu Exército sob o mandato do conservador Shinzo Abe, que procura emendar a constituição pacifista do país e aumentar o orçamento militar em um entorno marcado pelo avanço da maquinaria bélica chinesa.

Em seu Livro Branco de Defesa 2013, o governo japonês dedica a maior parte de suas mais de 400 páginas à China e também denuncia um "preocupante" aumento das atividades marítimas "potencialmente perigosas" por parte do país vizinho.

Os chineses têm a maior força militar do mundo e aumentaram drasticamente sua capacidade nos últimos anos, incluindo a aquisição de seu primeiro porta-aviões em 2012.

Geng salientou que a conduta chinesa é "legítima na manutenção da soberania nacional". Para o porta-voz, as acusações japonesas foram "infundadas"

Com informações da EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade