PUBLICIDADE

Ásia

Conselho de Segurança da ONU ignora China e inclui Coreia do Norte na agenda

22 dez 2014 - 18h56
Compartilhar

Os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votaram nesta segunda-feira para passar por cima das objeções da China e incluir formalmente a situação na Coreia do Norte, incluindo alegações de graves violações dos direitos humanos, à agenda de discussões.

Foram 11 votos a favor, dois contra e duas abstenções. Rússia e China, que têm poderes de veto, votaram contra a inclusão da Coreia do Norte na agenda do conselho, mas como não há vetos em votos processuais do conselho, a tentativa chinesa para derrotar a medida fracassou.

A última vez que o conselho fez um procedimento de votação similar foi há quase uma década. Anteriormente, a discussão no conselho sobre a Coreia do Norte era limitada ao seu programa de armas nucleares, mas agora todos os aspectos da situação no país podem ser examinados pelo órgão formado por 15 nações.

(Reportagem de Louis Charbonneau)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade