PUBLICIDADE

Ásia

Confronto entre exército e guerrilha deixa 7 mortos nas Filipinas

4 jul 2013 - 03h19
(atualizado às 03h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos sete supostos membros da guerrilha comunista morreram nesta quinta-feira nas Filipinas em um enfrentamento com o exército na região de Bicol no leste do país, informou a imprensa local.

O coronel Joselito Kakilala disse à emissora dzMM que tropas governamentais encontraram de madrugada um grupo de cerca de 20 supostos combatentes do Novo Exército do Povo, enquanto patrulhavam pela cidade de Juban, na província de Sorsogon.

Os sete guerrilheiros morreram na troca de tiros com os soldados, que recuperaram cinco fuzis M16 e dois lança-granadas, informou Kakilala, que acrescentou que as tropas governamentais estão atrás do restante dos insurgentes.

O governo das Filipinas suspendeu em abril, por falta de avanços, o diálogo com o Novo Exército do Povo para pôr fim a uma das insurgências mais antigas da Ásia.

Os rebeldes condicionam o cessar-fogo a uma série de exigências, como a libertação de determinados presos comunistas e a retirada do grupo da lista de organizações terroristas.

O Executivo filipino negocia por intermédio da Noruega com a Frente Democrática Nacional das Filipinas, uma plataforma que agrupa vários grupos de esquerda, entre eles o Partido Comunista das Filipinas, considerado ilegal, e seu braço armado, o Novo Exército do Povo.

O grupo conta com 6 mil combatentes e está na luta armada há 43 anos. O conflito já causou cerca de 30 mil mortes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade