PUBLICIDADE

Ásia

Começa julgamento de ex-político chinês Bo Xilai por currupção

Forte esquema de segurança foi montado perto do tribunal da cidade de Jinan

21 ago 2013 - 21h58
(atualizado às 22h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O julgamento do antigo dirigente político chinês Bo Xilai por corrupção e abuso de poder começou nesta quinta-feira (data local) no Tribunal Intermediário da cidade de Jinan, informou a própria corte em sua conta no Weibo (similar ao Twitter).

Um forte dispositivo de segurança cerca o tribunal, e foi fechado o acesso às ruas próximas ao edifício onde será julgado o protagonista do maior escândalo político em décadas na China.

A previsão é que a audiência, presidida pelo juiz Wang Xuguang, dure dois dias, mas o veredito contra o ex-secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh) na cidade de Chongqing não será conhecido antes de setembro, segundo o canal estatal CFTV.

Foi permitido o acesso à galeria pública do tribunal a 110 pessoas, entre elas cinco membros da família de Bo, de acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua.

Bo, que até março do ano passado sonhava em chegar ao Executivo central chinês, se senta no banco dos réus como consequência do escândalo surgido após a morte em novembro de 2011 do empresário britânico Neil Heywood.

Em fevereiro de 2012, o braço direito de Bo, Wang Lijun, que cumpre 15 anos de prisão por sua participação no caso, detonou o escândalo ao buscar asilo em um consulado americano e revelar o envolvimento da esposa de Bo, Gu Kailai, nessa morte, atribuída até então ao consumo excessivo de bebida alcoólica.

Bo foi destituído em março deste ano e Gu, julgada em agosto do ano passado, foi sentenciada à pena de morte, com a possibilidade de ter essa punição transformada em prisão perpétua em dois anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade