PUBLICIDADE

Ásia

Cidade japonesa decide destruir navio símbolo do tsunami

13 ago 2013 - 09h49
(atualizado às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Um navio pesqueiro encalhado que se tornou símbolo da devastação provocada pelo tsunami que atingiu o Japão em 2011 será desmantelado após decisão dos moradores, informa a agência AP. O Kyotokumaru estava no porto de Kesennuma - cidade de 70 mil habitantes no nordeste do Japão - quando foi arrastado 700 metros para dentro da cidade no dia 11 de março de 2011. 

A imagem insólita de um grande navio em meio a casas destruídas percorreu o mundo e se tornou um dos símbolos da tragédia que se seguiu ao terremoto de 9 graus de magnitude, que custou cerca de 19 mil vidas. 

Segundo a AP, por mais de dois anos, moradores se dividiram entre os que queriam que a embarcação fosse removida e que os que queriam mantê-la como um monumento. No entanto, em plebiscito realizado no fim de julho a maioria dos votantes optou pela destruição do navio. Dos 14,083 de eleitores, 9,622 (68%) votaram pela destruição. Apenas 16% indicaram que queriam mantê-lo. 

A decisão foi então confirmada pelas autoridades municipais na semana passada. No entanto, o próprio prefeito local, Shigeru Sugawara, era um dos que defendiam a manutenção do navio e se diz triste com a decisão. "Eu queria deixar um símbolo vísivil do que ocorreu aqui para as próximas gerações", disse Sugawara. "A decisão foi tomada, e não há nada mais que possamos fazer". 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade