PUBLICIDADE

Ásia

Ciclone deixa 4 mortos e desloca 1 milhão em Bangladesh

16 mai 2013 - 00h49
(atualizado às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Voluntário caminha na costa da Baía de Bengala durante ação para evacurar moradores em Chittagong
Voluntário caminha na costa da Baía de Bengala durante ação para evacurar moradores em Chittagong
Foto: AP

Pelo menos quatro pessoas morreram e centenas de casas resultaram foram destruídas nesta quinta-feira por causa do ciclone Mahasen, que tocou a terra em Bangladesh e forçou o deslocamento de aproximadamente 1 milhão de pessoas, informou à agência EFE uma fonte oficial.

O ciclone causou mortes e destruição no sul e sudeste do país, mas começou a se debilitar enquanto avançava pela costa do distrito de Chittagong, cuja capital de mesmo nome é a segunda cidade mais povoada do país asiático.

"O ciclone avança pela costa do distrito de Chittagong, mas está perdendo a força", afirmou à EFE Abdul Hassan, porta-voz do governo. "O pior já passou", completou o funcionário.

"Entre as 6h e 12h locais, o ciclone gerou ventos de 50 km/h, mas depois perdeu sua velocidade e ficou a 25 km/h", explicou o diretor do Departamento Meteorológico de Bangladesh, Sha Alam, ao portal local bdnews24.com. De acordo com Alam, o ciclone deverá deixar Bangladesh até o final do dia e chegar a vizinha Mianmar.

As autoridades locais iniciaram ontem o deslocamento de cerca de 1 milhão de pessoas das zonas litorâneas do país, assim como o fechamento de dois aeroportos e anunciaram do estado de alarme sete, em uma escala que vai de um a 11.

A ONU advertiu que o ciclone poderia afetar 8 milhões de pessoas em Bangladesh, Índia e Mianmar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade