PUBLICIDADE

Ásia

Chuvas de monção no sul da Índia matam pelo menos 16 pessoas

5 ago 2013 - 10h49
(atualizado às 11h01)
Compartilhar

Pelo menos 16 pessoas morreram pelas chuvas de monção que durante as últimas 48 horas atingiram o Estado de Kerala, no sul da Índia, onde o principal aeroporto da região foi fechado, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O maior número de vítimas mortais, 14, aconteceu no montanhoso distrito de Indukki, no centro da região, onde foram registrados 16 deslizamentos de terra que soterraram vários veículos, disse o ministro local de Finanças, Adur Prakash.

Segundo Prakash declarou à agência indiana "Ians", as outras duas mortes foram registradas no distrito de Ernakulam.

Um dos deputados da região, S. Rajendran, afirmou à agência que as precipitações registradas em Idukki durante as últimas 48 horas são as piores dos últimos 50 anos.

"Durante os últimos dois dias, as chuvas danificaram enormemente as estradas, algo jamais visto na história recente de Munnar", explicou o deputado, em alusão a uma das áreas mais afetadas pelas precipitações.

Kerala é uma das regiões indianas mais turísticas, por isso que seu chefe de Governo, Oommen Chandi, pediu aos viajantes que evitem os deslocamentos às zonas mais afetadas pelas chuvas, especialmente no distrito de Idukki.

As fortes precipitações obrigaram, além disso, que o aeroporto de Cochín, cidade mais populosa da região, fosse fechado, onde 126 voos foram cancelados e cerca de 11 mil passageiros tiveram que perder a viagem à espera de melhores condições meteorológicas.

As inundações são frequentes durante a temporada da monção na Índia, embora neste ano tenham sido particularmente intensas no norte do país.

Em meados de julho, o Governo do Estado setentrional indiano de Uttarakhand, contabilizou 5.748 pessoas desaparecidas nas inundações que arrasaram essa região em junho, onde as autoridades locais confirmaram a morte de 580 pessoas.

O gigante asiático depende das precipitações de monção para sustentar o setor agrário, que emprega direta e indiretamente dois terços dos trabalhadores indianos.

As fortes precipitações também afetaram, durante os últimos dias, outros países do Sul da Ásia como o Paquistão e Afeganistão, onde foram registrados mais de 100 mortos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade