PUBLICIDADE

Ásia

Chuvas de monção já mataram 575 pessoas neste mês na Índia

22 jun 2013 - 09h55
Compartilhar

O número de mortes causadas pelas chuvas de monção que afetaram neste mês o estado indiano de Uttarakhand subiu neste sábado para 575, enquanto 20 mil pessoas continuam isoladas à espera de resgate.

"Na realidade foram recuperados muitos mais corpos, mas estamos mais preocupados em salvar as pessoas que em contabilizar os mortos", disse à Agência Efe por telefone o secretário de Interior de Uttarakhand, Om Prakash.

Segundo Prakash, 10 mil soldados das Forças Armadas e outros corpos que participam dos trabalhos de resgate evacuaram nos últimos dias um total de 73 mil pessoas das zonas afetadas.

No entanto, milhares ainda permanecem em diferentes pontos montanhosos da região nos quais a fúria da chuva e as enchentes do Ganges e seus afluentes danificaram estradas, pontes e outras vias de comunicação.

"Vamos demorar um tempo em transferir toda essa gente a zonas seguras", admitiu o secretário de Interior.

A maioria dos afetados está sendo transferida a Dehradún, a capital de Uttarakhand, um estado aos pés do Himalaia e fronteiriço com o Nepal e a China que abriga importantes destinos de peregrinação.

As inundações são frequentes durante a temporada da monção na Índia, mas neste ano foram até 68% mais fortes que o habitual no norte do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade