PUBLICIDADE

Ásia

Choque entre navios nas Filinas deixa ao menos 26 mortos e 200 desaparecidos

17 ago 2013 - 02h10
(atualizado às 02h26)
Compartilhar

Pelo menos 26 pessoas morreram e outras 200 se encontram desaparecidas depois que uma embarcação de passageiros se chocasse contra um navio mercante em frente às costas da região central das Filipinas, informou neste sábado a imprensa local.

De acordo com a emissora local "GMA", o navio MV Saint Thomas Aquinas naufragou poucos minutos de ter colidido contra o cargueiro MV Sulpicio Express a cerca de um quilômetro de distância do litoral da província de Cebu.

Os dados sobre o número de passageiros a bordo do navio no momento acidente variam, mas, segundo a imprensa local, havia pelo menos 870 passageiros no Saint Thomas Aquinas, que tinha capacidade para mais de 900 pessoas.

As autoridades filipinas indicaram que os trabalhos de resgate seguem intensos, enquanto grande parte dos passageiros segue em direção aos hospitais da região.

Segundo investigações preliminares, a embarcação de passageiros que teria se chocado contra o cargueiro, que se dirigia à província de Davao e cujos 36 tripulantes não ficaram feridos.

O St Thomas Aquinas, que procedia de Surigao, no sul do arquipélago, seguia a Cebu para realizar uma escala antes de prosseguir até Manila.

Dezenas de pessoas morrem a cada ano em acidentes no mar nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, o descumprimento das normas de segurança, a falta de manutenção dos equipamentos e o excesso de peso das embarcações.

EFE   
Compartilhar
Publicidade