Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Chineses irão à Coreia do Norte tratar de desarmamento

5 fev 2010 - 06h15
(atualizado às 08h21)
Compartilhar

Um enviado do Partido Comunista da China, Wang Jiarui, viajará na próxima semana a Pyongyang com a aparente missão de facilitar o reatamento do diálogo para o desarmamento nuclear norte-coreano, informou hoje a agência sul-coreana Yonhap.

Wang, membro do Departamento Internacional do Partido Comunista, deve reunir-se na capital norte-coreana com o líder Kim Jong-il, e entregar-lhe uma carta do presidente da China, Hu Jintao, segundo fonte diplomática de Pequim consultada pela Yonhap.

A mesma fonte indicou que, apesar estar sendo considerada uma visita rotineira em comemoração ao Ano Novo chinês, a viagem de Wang poderia trazer uma "mudança significativa" no diálogo de seis lados para a desnuclearização norte-coreana, do qual participam também EUA, Japão, Rússia e Coreia do Sul.

Os analistas sul-coreanos acreditam que esta viagem poderia significar que a China, país anfitrião das negociações multilaterais, está preparando o terreno para retomar o diálogo, bloqueado em dezembro de 2008.

Assim, não é descartada a possibilidade de a Coreia do Norte anunciar seu retorno à mesa de diálogo multilateral durante a visita do funcionário chinês. É possível, inclusive, que seja discutida a possibilidade de uma visita de Kim Jong-Il à China.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra