PUBLICIDADE

Ásia

China diz que ação dos EUA no Mar do Sul é "irresponsável"

Avião americano fez voo perto de onde o país asiático está construindo ilhas artificiais

22 mai 2015 - 21h41
(atualizado às 22h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A China afirmou nesta sexta-feira (22) que está "fortemente insatisfeita" depois que um avião espião dos Estados Unidos sobrevoou parte do Mar do Sul da China nesta semana, perto de onde o país asiático está construindo ilhas artificiais. Os chineses exortaram os EUA a suspender tais atos sob risco de causar um acidente.

Embarcações de dragagem chinesas são supostamente vistas nas águas em torno do recife de Mischief
Embarcações de dragagem chinesas são supostamente vistas nas águas em torno do recife de Mischief
Foto: Marinha dos EUA / Reuters

O voo ocorrido na quarta-feira teve destaque após a decisão incomum do Pentágono de convidar uma equipe da emissora CNN a embarcar no avião de vigilância Poseidon. A Marinha chinesa teria emitido oito advertências para a aeronave se afastar do território contestado.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, disse que o Exército expulsou o avião, de acordo com regulamentos relevantes. Ele classificou a ação dos EUA como uma ameaça à segurança de ilhas e recifes da China.

"Esta ação é suscetível de causar um acidente, é muito irresponsável, perigosa e prejudicial para a paz e a estabilidade regional. Expressamos nossa forte insatisfação, instamos os EUA a respeitar estritamente o direito internacional e as regras internacionais e que se abstenham de tomar qualquer ação arriscada e provocativa", disse ele.

"A China vai continuar a acompanhar de perto a área e tomar as medidas necessárias e adequadas para evitar prejuízos para a segurança das ilhas e recifes da China, bem como quaisquer acidentes marítimos e aéreos."

Um porta-voz do Pentágono chamou a missão de "rotineira" e disse que tais voos ocorrem "a cada poucos dias".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade