PUBLICIDADE

Ásia

China: inundações já somam 94 mortos e 78 desaparecidos

12 jun 2011 - 08h11
(atualizado às 11h25)
Compartilhar

As inundações geradas pelas chuvas de monções que a cada verão afetam a China deixaram desde maio mais de 94 mortos e 78 desaparecidos em 13 províncias do país asiático, informou neste domingo o Escritório Central de Controle de Inundações e Secas da China.

Moradores observam casa danificada após a inundação em Yueyang, na província de Hunan
Moradores observam casa danificada após a inundação em Yueyang, na província de Hunan
Foto: AFP

O número disparou nos últimos dias devido às chuvas torrenciais registradas no centro da China, com mais de 50 mortos, 40 desaparecidos e centenas de milhares de evacuados nas províncias centrais de Hubei e Hunan e na oriental de Jiangxi.

A Administração Meteorológica da China emitiu neste domingo alerta em resposta às potentes precipitações que seguirão assolando domingo e segunda-feira, os cursos d'água do meio e do baixo rio Yang Tsé, o mais longo da Ásia, e no norte da região meridional de Guangxi Zhuang.

As chuvas torrenciais vão continuar atingindo Hubei, e às províncias orientais de Anhui, Jiangsu e Zhejiang. Por isso, permanece o alerta de inundações e deslizamentos de terra, principalmente nas áreas que até agora sofriam com estiagem, já que a terra não tem condições de absorver com rapidez níveis tão elevados de água.

O alerta meteorológico significa que as equipes de emergência e as autoridades locais devem trabalhar em turnos de 24 horas para responder com rapidez a qualquer possibilidade de as águas provocarem novos desastres naturais.

Nas últimas horas, o tufão Sarika, o terceiro a atingir o gigante asiático na atual temporada de monções, perdeu força passando a tempestade tropical de baixa pressão ao chegar ao sul da China no sábado. A chegada de Sarika, no entanto, gerou precipitações torrenciais e fortes ventos no mar da China Meridional e no estreito de Taiwan, assim como nas províncias sulinas de Cantão e Fujian nas últimas horas.

A monção que afeta a China todos os verões deixou um recorde de 4 mil mortos em 2010, pelos números oficiais, o maior em uma década.

EFE   
Compartilhar
Publicidade