PUBLICIDADE

Ásia

China instala pista de aviação em ilha disputada com Vietnã

Pista, de 2 km de extensão, foi construída no arquipélago das Paracelso, em uma ilha de apenas 2 km² que a China denomina de Yongxing

24 nov 2014 - 11h18
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Esta ilha, vanguarda das ambições marítimas de Pequim, se encontra no Mar da China Meridional</p>
Esta ilha, vanguarda das ambições marítimas de Pequim, se encontra no Mar da China Meridional
Foto: Daily Mail / Reprodução

Pequim construiu uma pista de aviação em uma ilha do mar da China meridional destinada a aparelhos militares, em uma ação que pode provocar indignação do Vietnã e Taiwan, que também reivindicam sua soberania.

A pista, de 2 km de extensão, foi construída no arquipélago das Paracelso, em uma ilha de apenas 2 km² que a China denomina de Yongxing, informou a agência oficial Xinhua.

Esta ilha, vanguarda das ambições marítimas de Pequim, se encontra no Mar da China Meridional, uma zona estratégica atravessada por vias internacionais e em cujas profundidades podem ser achadas importantes reservas de petróleo e gás.

Pequim reivindica a soberania sobre a totalidade deste mar, incluindo as zonas próximas ao litoral dos países da região, Vietnã, Filipinas e Malásia.

A posição provoca um aumento da tensão entre a China e seus vizinhos.

Em 2012, o governo chinês anunciou que pretendia instalar um posto militar em Yongxing, o que colocaria em perigo o status quo na área.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade