PUBLICIDADE

Ásia

China insiste em seu direito sobre Mar da China Meridional

21 mai 2015 - 07h38
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da China insistiu nesta quinta-feira em seu direito de controlar o espaço aéreo sobre as ilhas disputadas nas águas do Mar da China Meridional, após um suposto incidente com um avião de vigilância dos Estados Unidos.

"a China tem direito de supervisionar o espaço aéreo sobre essas águas", afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, perguntado sobre a informação divulgada hoje pela emissora americana "CNN".

O canal informou que um avião P8-A de patrulha marítima americano que voava na quarta-feira pela região recebeu oito avisos por parte da Marinha chinesa para que abandonasse a área.

Uma equipe da "CNN" que viajava no avião militar dos EUA pôde ter acesso às comunicações durante o voo e em uma delas se ouve uma voz em inglês que diz: "Esta é a Marinha chinesa... Esta é a Marinha chinesa... Por favor, saiam para evitar mal-entendidos".

O porta-voz das Relações Exteriores chinês disse hoje, em entrevista coletiva, que desconhecia os detalhes desse voo, mas insistiu em pedir contenção a todas as partes para manter a paz e a estabilidade da região.

A China e outros países disputam a soberania de ilhas e atóis dessa área, e em alguns deles Pequim realizou grandes trabalhos de construção, até o ponto de que alguns se transformaram em autênticas ilhas artificiais.

China e EUA bateram de frente em várias ocasiões no passado por causa dos aviões de patrulha marítima e vigilância que o Pentágono envia em algumas ocasiões perto do espaço aéreo chinês.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade