PUBLICIDADE

Ásia

China busca liberar barco apreendido pela Coreia do Norte

19 mai 2013 - 13h31
(atualizado em 20/5/2013 às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Forças norte-coreanas apreenderam um barco de pesca chinês, disseram autoridades chinesas à agência de notícias estatal Xinhua no domingo, criando um novo potencial problema nos laços entre os dois aliados.

O conselheiro chinês para a Coreia do Norte, Yaxian Jiang, disse que a Coreia do Norte tinha apreendido o navio privado próximo do norte da cidade de Dalian, em águas entre China e a península coreana, de acordo com o portal de notícias oficial chinês. As tensões têm sido crescentes entre a Coreia do Norte e a China, seu mais importante apoiador econômico e político.

Ignorando apelos internacionais à contenção, a Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance de sua costa leste no domingo, o seu quarto em dois dias, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Outros veículos de mídia estatal chinesa citaram o proprietário do barco desaparecido, Yu Xuejun, dizendo que a Coreia do Norte estava exigindo 600 mil iuanes (97.600 dólares)por seu retorno seguro, junto com sua equipe de 16 pessoas.

Yu disse à mídia local que o barco havia sido roubado na noite de 5 de maio e ele contatou autoridades chinesas cinco dias depois.

Esta não é a primeira vez que navios chineses são levados à força pela Coreia do Norte. Há um ano, a Coreia do Norte apreendeu uma série de barcos e pescadores por duas semanas antes de liberá-los.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade