PUBLICIDADE

Ásia

China busca acordo climático "bom para todos" e deve apresentar proposta à ONU

29 jun 2015 - 16h20
Compartilhar
Exibir comentários

A China procura um sistema justo e global para lidar com a mudança climática e deve entregar até a noite de terça-feira à Organização das Nações Unidas (ONU) seu compromisso com uma redução nas emissões de carbono, disse o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, após se reunir com autoridades de primeiro escalão da União Europeia.

Primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, concede entrevista coletiva durante uma cúpula entre União Europeia e China, em Bruxelas, na Bélgica, nesta segunda-feira. 29/06/2015
Primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, concede entrevista coletiva durante uma cúpula entre União Europeia e China, em Bruxelas, na Bélgica, nesta segunda-feira. 29/06/2015
Foto: Yves Herman / Reuters

A China havia prometido entregar essa meta à ONU no primeiro semestre deste ano, e o tempo está se esgotando.

Assim que a China, maior país emissor de carbono do mundo, apresentar a sua Contribuição Nacional Determinada (INDC, na sigla em inglês) antes da cúpula climática de dezembro em Paris, os compromissos enviados já terão coberto mais da metade das emissões do mundo.

"Vamos fazer grandes esforços para enfrentar a mudança climática", disse Li, em Bruxelas. "Até o fim deste mês, o lado chinês vai apresentar ao secretariado da ONU sobre mudança climática o nosso plano de Contribuição Nacional Determinada."

Ao falar durante uma conferência em Bruxelas, na Bélgica, Li afirmou que a UE e a China devem "fortalecer sua cooperação... para estabelecer um sistema de governança climática global justo, sensato, bom para todos".

Foi significativo que Li tenha dedicado parte do seu discurso ao meio ambiente, dada a crise na UE sobre a permanência da Grécia na zona do euro, um assunto que ele também abordou.

Ainda nesta segunda-feira, o representante especial da China sobre a mudança climática, Xie Zhenhua, falou a um painel de alto nível da ONU em Nova York. Ele disse que a China é um país em desenvolvimento, mas que tinha "necessidade inerente de desenvolvimento sustentável".

(Reportagem adicional de Michelle Nichols, em Nova York)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade