PUBLICIDADE

Ásia

China ativa alerta máximo antes da chegada do tufão Haiyan

Seis tripulantes de um navio desapareceram no mar do sul da China devido aos ventos provocados pela aproximação do tufão

10 nov 2013 - 16h27
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da China ativaram neste domingo o alerta vermelho, o de maior gravidade, perante a chegada do tufão Haiyan, depois que uma embarcação com seis tripulantes desaparecesse no mar do sul do China por causa deste fenômeno. A Administração Meteorológica chinesa elevou o alerta de laranja para vermelho hoje, quando o Haiyan sacudiu parte do litoral da ilha de Hainan, situada no sul do país.

As autoridades confirmaram que seis pessoas permanecem desaparecidas depois que os ventos que acompanham o tufão cortassem as amarras da embarcação e o navio ficasse à deriva no mar do sul da China, segundo a agência oficial Xinhua.

O tufão Haiyan, que se movimenta entre 30 e 35 km/h, trouxe hoje fortes chuvas e ventos à ilha tropical, onde mais de 200 voos foram cancelados em seus dois aeroportos, Sanya e Haikou. No entanto, as autoridades chinesas indicaram que o Haiyan perdeu força após deixar um panorama desolador nas Filipinas, onde, além ter arrasado o centro e o sul do país, pode ter causado a morte de pelo menos 10 mil pessoas, segundo a polícia do país (um número que ainda não é oficial).

Além da destruição causada nas Filipinas, o Haiyan causou a morte de oito pessoas e deixou outras oito feridas na ilha de Taiwan no sábado, quando as vítimas em questão foram arrastadas por ondas de até oito metros de altura. Além de Hainan, a região autônoma de Guangxi e a província de Cantão, ambas no sul da China, também aguardam fortes precipitações.

O Centro Meteorológico chinês prevê que o Haiyan tocará terra no Vietnã na manhã da segunda-feira e, posteriormente, adentrará pelo território do país. Perante a sua iminente chegada, o Vietnã já teria evacuado cerca de 600 mil pessoas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade