PUBLICIDADE

Ásia

China: ao menos 26 morrem após explosão de caminhão com fogos

1 fev 2013 - 02h41
(atualizado às 06h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 26 pessoas morreram após a explosão de um caminhão que transportava fogos de artifício nesta sexta-feira em uma ponte em uma estrada na região central da China. As informações foram reportadas pela agência AP.

Pelo menos 26 pessoas morreram após a explosão de um caminhão que transportava fogos de artifício
Pelo menos 26 pessoas morreram após a explosão de um caminhão que transportava fogos de artifício
Foto: Reuters

Parte de uma ponte foi destruída após a explosão e vários veículos caíram de uma altura de 30 metros. A detonação foi tão forte que destruiu um trecho de aproximadamente 80 metros da estrada, nos arredores da cidade de Sanmenxia, e chegou a quebrar os vidros de uma parada de caminhões próxima ao local.

Equipes de emergência fecharam a via, segundo a rádio China Nacional, que citou as 26 mortes. De acordo com um jornal da província, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região.

As explosões de material pirotécnico, que nem sempre respeita as normas de segurança, são relativamente frequentes na China no período da festa do Ano Novo Lunar, que este ano acontece em 10 de fevereiro.

Os chineses utilizam muitos fogos de artifício em momentos festivos, como casamentos, eventos esportivos, shows e, sobretudo, o Ano Novo, quando supostamente as explosões afastam os maus espíritos.

Quase 200 cidades chinesas proibiram em 1994 o uso de fogos de artifício durante as celebrações tradicionais em consequência do alto número de acidentes, mas os vetos foram suspensos gradualmente nos últimos anos, sob pressão da opinião pública e por razões comerciais.

Com informações da agência AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade