PUBLICIDADE

Ásia

China vai revisar milhões de escadas rolantes após tragédia

Nas redes sociais, os funcionários do local foram muito criticados por não desligarem as escadas no momento em que a mulher caiu

29 jul 2015 - 14h11
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Xiang Liujuan, de 30 anos, morreu ao ser puxada pelas engrenagens da escada rolante de um shopping da cidade de Jingzhou
Xiang Liujuan, de 30 anos, morreu ao ser puxada pelas engrenagens da escada rolante de um shopping da cidade de Jingzhou
Foto: Terra

As autoridades chinesas anunciaram nesta quarta-feira (29) que será necessário fazer revisões em milhões de elevadores e escadas rolantes de todo o país, depois que as imagens de um grave acidente em um shopping rodaram o mundo.

Um porta-voz da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ), que não quis revelar o nome, reconheceu hoje que quase 5% das escadas rolantes e dos elevadores do país apresentaram problemas e que, somente neste ano, 79 mil equipamentos já foram reparados.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Segundo a fonte oficial, muitas dessas máquinas estão chegando ao final de sua vida útil e devem ser substituídas, mas isso gera problemas, por exemplo, em áreas residenciais, onde "não é muito claro quem é o responsável" ou falta dinheiro para a troca, em um país onde não há associações de moradores organizadas.

A preocupação da China aumentou esta semana após o acidente no qual Xiang Liujuan, de 30 anos, morreu ao ser puxada pelas engrenagens da escada rolante de um shopping da cidade de Jingzhou, no último fim de semana, quando chegava ao andar superior. Ela carregava o filho no colo, mas conseguiu soltá-lo a tempo de salvar a criança.

Chinesa morre em escada rolante, mas consegue salvar filho:

Hoje, novas imagens foram apresentadas e revelaram que, minutos antes do acidente, funcionários do shopping tinham usado as mesmas escadas e notaram que uma das placas de metal estava solta.

Nas redes sociais, os funcionários do local foram muito criticados por não desligarem as escadas no momento em que a mulher caiu. Por outro lado, já circulam imagens de cidadãos chineses que estão desmontando as máquinas por conta própria por medo de que um novo acidente aconteça.

Um dia depois do caso de Xiang Liujuan, outro acidente aconteceu na cidade de Wuxi, onde uma mulher morreu ao ficar presa no espaço entre o elevador e a plataforma de uma fábrica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade