PUBLICIDADE

Ásia

China alcançou importante consenso com Kim Jong-il, diz Pequim

9 dez 2010 - 06h50
(atualizado às 11h35)
Compartilhar

China e Coreia do Norte alcançaram "importantes consensos" na reunião em Pyongyang entre o conselheiro de Estado chinês Dai Bingguo e o líder máximo norte-coreano, Kim Jong-il, destacou nesta quinta-feira a agência oficial chinesa Xinhua.

Kim Jong Il se reúne com o conselheiro de Estado chinês Dai Bingguo em Pyongyang, na Coreia do Norte
Kim Jong Il se reúne com o conselheiro de Estado chinês Dai Bingguo em Pyongyang, na Coreia do Norte
Foto: AP

"Houve uma conversa franca e profunda sobre as relações entre China e a Coreia do Norte, assim como sobre a situação na península, e chegaram a importantes consensos", destacou um comunicado oficial ao fim do encontro, que ocorre em momento de alta tensão na região.

Xinhua detalha que participou da reunião ainda o chefe da delegação para o diálogo de seis lados da China a sobre a desnuclearização da Península Coreana, Wu Dawei, assim como o vice-ministro de Assuntos Exteriores Zhang Zhijun. Dai viajou recentemente à Coreia do Sul, onde reuniu-se com as altas instâncias, incluindo o presidente Lee Myung-bak, em 28 de novembro em Seul.

Analistas interpretam a atual viagem de Dai à Coreia do Norte, iniciada na quarta-feira, como uma tentativa da China de reduzir a tensão na região após o recente ataque norte-coreano à ilha sul-coreana de Yeonpyeong.

A reunião com Kim ocorre pouco depois de os responsáveis de Assuntos Exteriores dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão pedissem maior compromisso da China para pressionar seu aliado e evitar futuras provocações.

China é o único aliado político da Coreia do Norte, seu principal fornecedor de ajuda econômica, e este ano ambos os regimes comunistas celebraram o 60º aniversário do início da Guerra da Coreia, na qual lutaram juntos contra o Sul e os EUA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade