PUBLICIDADE

Ásia

China: 10 são detidos por espalhar rumores do novo vírus da gripe aviária

10 abr 2013 - 03h03
(atualizado em 11/4/2013 às 04h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Dez pessoas foram presas no sudoeste da China por espalhar rumores online sobre o novo vírus da gripe aviária no país, informaram autoridades locais nesta quarta-feira, segundo a agência Xinhua. Pelo menos nove pessoas já morreram por causa da cepa H7N9 da gripe aviária, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar.

Duas pessoas, de sobrenomes Li e Cai, ficarão detidas por cinco dias por espalhar informação falsa, uma vez que não foi registrado nenhum caso da doença na província Guizhou, segundo autoridades da capital Guiyang. A dupla escreveu em seu blog nessa segunda que testes deram positivo para o novo vírus em um mercado da cidade, em mensagem compartilhada por várias pessoas.

Gong, por sua vez, ficará preso por dez dias por participar ativamente na propagação do rumor, o que provocou medo na população local, de acordo com a Xinhua. Além do trio detido na província de Guizhou, outras sete pessoas foram presas nas províncias de Shaanxi, Jiangsu, Zhejiang, Anhui e Fujian, em situações similares.

A Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar informou ainda que 28 pessoas estão contagiadas pelo novo vírus – destes, 13 estão em Xangai, oito em Jiangsu, cinco em Zhejiang e dois em Anhui, todas elas localidades do leste do país.

Com informações da agência Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade