PUBLICIDADE

Ásia

Chile e Japão chegam a acordo para incrementar cooperação

29 mar 2012 - 11h22
(atualizado às 12h16)
Compartilhar

Os líderes do Chile, Sebastián Piñera, e do Japão, Yoshihiko Noda, acordaram nesta quinta-feira em Tóquio reforçar a cooperação em energias renováveis e prevenção de desastres, em um encontro que fechou a agenda política do presidente chileno em sua viagem asiática.

Em uma cúpula realizada na residência do primeiro-ministro do Japão, ele transmitiu a Piñera a disposição do país asiático de fornecer assistência ao Chile na área de gestão de desastres, na qual o Japão conta com um avançado sistema de alarmes que avisam sobre terremotos.

Já o líder chileno disse a Noda que o Chile também espera dar um novo passo na colaboração com o Japão na área de energias renováveis e desenvolvimento de novas tecnologias, segundo um comunicado oficial emitido ao término do encontro.

Os dois líderes concordaram que a assistência recíproca em desastres naturais reforçou ainda mais os vínculos entre Japão e Chile, situados em regiões com uma elevada atividade sísmica e que nos últimos anos sofreram devastadores tsunamis, em março de 2011 no caso japonês e em fevereiro de 2010 no chileno.

Potencializar os laços econômicos foi um dos grandes objetivos da visita de Piñera, que durante um almoço com empresários encorajou os representantes japoneses a aumentar os investimentos e o comércio com o Chile, país com o qual o Japão teve um intercâmbio de quase US$ 120 bilhões em 2010.

A agenda do líder chileno também incluiu o setor científico e tecnológico. A visita de Piñera ao Japão, onde já esteve em novembro de 2010, fecha uma viagem pela Ásia que o levou também ao Vietnã e à Coreia do Sul, onde participou da II Cúpula de Segurança Nuclear.

Na sexta-feira, o líder realizará uma das visitas mais emocionantes da viagem, já que conhecerá a cidade de Minamisanriku, arrasada pelo tsunami de março de 2011.

EFE   
Compartilhar
Publicidade