PUBLICIDADE

Ásia

Chefe de segurança do presidente do Paquistão morre em um atentado

10 jul 2013 - 12h28
(atualizado às 12h37)
Compartilhar

Um funcionário responsável pela segurança do presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, morreu nesta quarta-feira em um atentado a bomba que deixou pelo menos outros três mortos em Karachi, no sul do país, que vive uma onda de violência, informaram as autoridades.

A bomba explodiu durante a passagem do veículo blindado de Bilal Sheikh, um dos principais responsáveis pela segurança do presidente Zardari, no bairro de Guru Mandar, perto de um escritório do Partido do Povo Paquistanês (PPP), de acordo com fontes policiais.

"Pelo menos três pessoas morreram e outras dez ficaram feridas neste atentado", disse Tahir Naveed, um alto representante da polícia local. "Posso confirmar que Bilal Sheikh morreu", afirmou Usman Bajwa, outro representante da polícia.

O PPP, do presidente Zardari, perdeu as eleições nacionais do mês de maio, mas conseguiu vencer na província meridional de Sind, da qual Karachi é a capital.

A Liga Muçulmana, do primeiro-ministro Nawaz Sharif, dirige agora o governo nacional em Islamabad. Um conselho formado por membros das assembleias das províncias e do parlamento federal deve nomear durante o verão o sucessor do presidente Zardari, cujo mandato acaba em setembro.

Capital financeira do Paquistão, Karachi tem cerca de 18 milhões de habitantes e contribui com 42% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Mas esta grande cidade em forte crescimento tem sido marcada diariamente por conflitos relacionados às rivalidades políticas, étnicas e mafiosas, que já deixaram dois mil mortos no ano passado, um recorde de 20 anos

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade