PUBLICIDADE

Ásia

Chefe da Otan visita Seul para enviar "mensagem" à Coreia do Norte

11 abr 2013 - 10h09
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, chegou nesta quinta-feira a Seul, onde se reuniu com o chanceler sul-coreano, Yun Byung-se, para tratar a situação na região, marcada pelo possível lançamento de mísseis pela Coreia do Norte.

No encontro, ambos destacaram a importância que o regime de Pyongyang detenha sua retórica belicista e suas ações provocadoras, detalhou à agência Yonhap o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano Cho Tai-young. Cho explicou também que a visita de três dias de Rasmussen a Coreia do Norte "envia uma mensagem contundente contra os planos nucleares e as ameaças e provocações da Coreia do Norte".

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen (esq.), cumprimenta o ministro sul-coreano do Exterior, Yun Byung-se, em Seul
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen (esq.), cumprimenta o ministro sul-coreano do Exterior, Yun Byung-se, em Seul
Foto: AP

É a primeira visita à península coreana de um secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde que o organismo foi fundado, em 1949. Amanhã, Rasmussen deve se reunir com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, e com o ministro da Defesa, Kim Kwang-jin.

A visita de Fogh Rasmussen, que no sábado irá ao Japão, coincide com a publicação de indícios que apontam a que Pyongyang poderia realizar um teste com pelo menos um míssil balístico de médio alcance nos próximos dias, uma ação que poderia piorar ainda mais a tensão na Ásia oriental.

Esse clima já dura na região desde março, quando o regime de Pyongyang iniciou uma campanha crônica de ameaças contra Coreia do Sul e EUA depois que a ONU ampliou suas sanções econômicas e comerciais à Coreia do Norte por seu último teste nuclear, em fevereiro.

infográfico mísseis israelenses
infográfico mísseis israelenses
Foto: Reuters

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade