PUBLICIDADE

Cão resgatado de lixão se torna primeiro a escalar o Everest

13 nov 2013 09h55
| atualizado às 10h02
ver comentários
Publicidade
 Rupee ao lado de dois religiosos hindus em Kathmandu, no Nepal, durante a jornada até o Everest
Rupee ao lado de dois religiosos hindus em Kathmandu, no Nepal, durante a jornada até o Everest
Foto: AFP

Um filhote de cão abandonado resgatado de um lixão na Índia pode ter se tornado o primeiro cão a escalar o Everest, disse a dona do animal à agência AFP nesta quarta-feira. 

A ex-golfista profissional sul-africana Joanne Lefson disse à agência AFP que adotou o cão Rupee, 11 meses, na cidade indiana de Leh, no último mês de setembro, e decidiu iniciar uma jornada com ele até o acampamento base do Monte Everest no Nepal, localizado a 5.364 m de altura. 

A dupla iniciou a expedição a partir da cidade de Lukla, situada a 2.860 m de altura, em 14 de outubro. Treze dias depois, chegaram ao acampamento. Lefson disse que a aventura teve o objetivo de promover a adoção de cães abandonados. 

Rupee no acampamento base do Everest no Nepal
Rupee no acampamento base do Everest no Nepal
Foto: AFP

De acordo com a AFP, acredita-se que Rupee tenha se tornado o primeiro cão a fazer a caminhada até o acampamento base do Everest no Nepal. 

Segundo a dona, apesar de não ter parte da orelha direita e ter estado perto da morte poucas semanas antes, Rupee não teve problemas para se ajustar à neve e à altitude.

"Eu estou muito orgulhosa de Rupee. Eu pensei que eu ia precisar carregá-lo em alguns dias, mas ele tomou a dianteira e me puxou para frente", disse Lefson. "Ele adorou a neve. Comeu ela, brincou nela e, se eu tivesse deixado, teria até dormido nela também", acrescentou.

A dupla agora está de volta à Africa do Sul. A ex-golfista lançará na próxima semana um livro sobre o seu antigo cão Oscar, que a acompanhou em suas viagens arredor do mundo. 
 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade