PUBLICIDADE

Ásia

Candidato boicota apuração de votos de eleições afegãs

Após o boicote, o processo de apuração continua, mas sem a presença de membros de outro candidato

27 ago 2014 - 07h55
Compartilhar
Exibir comentários
Abullah não aceitou resultados prévios que davam seu opositor como vencedor das eleições presidenciais
Abullah não aceitou resultados prévios que davam seu opositor como vencedor das eleições presidenciais
Foto: Omar Sobhani / Reuters

O candidato Abdullah Abdullah boicotou nesta quarta-feira a apuração dos votos das eleições presidenciais do Afeganistão, o que provocou uma nova crise na controvertida eleição do país asiático, informaram fontes oficiais.

Os observadores do partido de Abdullah não se apresentaram na apuração, um dia após ameaçarem boicotar a auditoria se suas reivindicações técnicas não fossem escutadas, ao considerar que o processo está "influenciado politicamente".

"Avisamos ontem que se nossas reivindicações não fossem ouvidas nossos observadores não estariam presentes na auditoria e que boicotaríamos o processo", disse Mujib Rahman Rahimi, membro do partido de Abdullah.

Após o boicote, o processo de apuração continua, mas sem a presença de membros das duas candidaturas.

"Se os observadores de Abdullah não se apresentarem não podemos permitir que os de Gani continuem com o processo. Observadores internacionais e nacionais continuam", explicou o vice-presidente da Comissão Eleitoral Independente afegã (IEC), Abdul Rahman Hotaki.

A crise política afegã começou quando Abdullah se negou a aceitar o resultado da apuração preliminar do segundo turno das eleições, que aconteceram em 14 de junho, que apontava Gani como vencedor com 56,4% dos votos.

Abdullah, que ganhou no primeiro turno, ameaçou criar um governo paralelo pelo que chamou de "fraude a escala industrial" preparado por Gani, pelo atual presidente Hamid Karzai e pela Comissão Eleitoral afegã.

No entanto, após a mediação do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que viajou duas vezes ao país para resolver a situação, os dois candidatos chegaram a um acordo para auditar os votos e criar um governo de união nacional liderado pelo vencedor.

A apuração dos 8,1 milhões de votos depositados no segundo turno começou em 17 de julho e até o momento foram checados 72% dos sufrágios em um lento processo que parou várias vezes pelas diferenças entre os candidatos.

A nova interrupção põe em risco a posse presidencial, prevista para 2 de setembro, o que impediria a participação do novo líder na cúpula internacional sobre o Afeganistão que será realizada dois dias depois no País de Gales.

10 coisas que você deve saber sobre o Afeganistão 10 coisas que você deve saber sobre o Afeganistão

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade