PUBLICIDADE

Ásia

C. do Sul adverte sobre possível duplo teste nuclear do Norte

5 fev 2013 - 01h34
(atualizado às 02h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente interino da Coreia do Sul, Lee Myung Bak, advertiu nesta terça-feira da possibilidade de a Coreia do Norte realizar duas detonações simultâneas no teste nuclear que o regime de Kim Jong-un anunciou para breve.

Em uma entrevista ao diário local Chosun Ilbo, Lee afirmou que "é provável que a Coreia do Norte leve a cabo o teste nuclear em dois locais ao mesmo tempo", depois que imagens de satélite mostraram atividade em dois túneis diferentes na base norte-coreana de Punggye-ri.

Essa é a mesma base em que a Coreia do Norte realizou seus testes atômicos em 2006 e 2009, ações que lhe valeram uma ampla condenação da comunidade internacional e sanções do Conselho de Segurança da ONU.

O presidente interino da Coreia do Sul, que deixará seu cargo no próximo dia 25, após os correspondentes cinco anos de mandato, também indicou que a Coreia do Norte parece estar tentando produzir pequenas ogivas nucleares que poderiam ser instaladas em mísseis.

"Os testes norte-coreanos de armas nucleares de pequeno porte refletem que a situação entrou em um nível muito perigoso, porque (o regime comunista) poderia usá-las contra países estrangeiros ou instalá-las em mísseis balísticos intercontinentais", assegurou.

A Coreia do Norte anunciou recentemente que produzirá o seu terceiro teste nuclear depois que o Conselho de Segurança da ONU ampliou as sanções contra o regime de Kim Jong-un pelo lançamento, em dezembro, do foguete de longo alcance que pôs em órbita o seu primeiro satélite espacial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade