PUBLICIDADE

Ásia

Busca submarina por avião da Malásia é novamente encurtada

Drone submarino pode ter tido problemas técnicos em busca nesta quarta-feira, voltando à superfície sem novidades

16 abr 2014 - 11h39
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Drone submarino usado nas buscas do avião desaparecido da Malásia no Índico
Drone submarino usado nas buscas do avião desaparecido da Malásia no Índico
Foto: Reuters

A busca por um avião da Malaysia Airlines no fundo do oceano índico foi novamente encurtada nesta quarta-feira, quando problemas técnicos obrigaram um submarino teleguiado dos EUA a voltar à superfície sem ter descoberto nada, segundo autoridades.

Mais de cinco semanas depois do desaparecimento do voo MH370, na rota Kuala Lumpur-Pequim, não há mais esperanças de localizar o aparelho pelos sinais eletrônicos das caixas-pretas, e por isso as expectativas se voltam para o drone submarino Bluefin-21, que vasculha o leito marinho a cerca de 2.000 quilômetros da costa australiana.

As autoridades ainda não descartam uma falha mecânica, mas a hipótese mais provável até agora é que o avião tenha sido deliberadamente desviado da sua rota.

O Bluefin-21 começou a ser usado na segunda-feira, mas voltou à superfície sem nenhuma informação relevante, depois de atingir sua profundidade máxima, de 4.500 metros.

Quem estava a bordo do voo MH370 Quem estava a bordo do voo MH370

Na quarta-feira, um problema não especificado novamente obrigou o veículo a voltar antecipadamente à tona. Os dados trazidos por ele não revelaram nada de importante, segundo a agência australiana que comanda as buscas.

O aparelho foi posteriormente lançado novamente, para prosseguir as buscas.

Militares dos EUA estimam que o Bluefuin-21 levará até dois meses para vasculhar uma área de 600 quilômetros quadrados (equivalente a metade do município do Rio de Janeiro), onde acredita-se que o avião tenha caído.

Especialistas dizem que o aparelho poderá detectar com relativa facilidade a presença de um grande corpo metálico em meio ao lodo que cobre o leito marinho no chamado Platô Zenith, uma área que nunca foi mapeada em detalhe, por não estar na zona econômica de nenhum país.

As buscas áreas e marítimas por destroços flutuantes ainda continuam na quarta-feira, mas devem ser suspensas em breve, segundo Angus Houston, chefe da agência australiana responsável pelas buscas.

Os maiores mistérios da aviação Os maiores mistérios da aviação: O sumiço do voo da Malaysian Airlines é apenas o mais recente enigma de uma longa lista de acontecimentos inexplicáveis da história da aviação. Confira 11 casos cheios de especulações e mistérios.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade