PUBLICIDADE

Ásia

Bombardeio de drone dos EUA no Afeganistão mata ao menos 3 civis

6 jun 2013 - 04h37
(atualizado às 04h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos três civis morreram e seis ficaram feridos em um bombardeio efetuado por um avião não-tripulado - o chamado "drone" - dos Estados Unidos na província de Kunar, no leste do Afeganistão, informou nesta quinta-feira à agência EFE uma fonte oficial.

O ataque aconteceu na noite de ontem na região de Damgarek, no distrito de Manogi, afirmou Abdul Ghani, porta-voz do governo provincial de Kunar. "Segundo a investigação preliminar há crianças e mulheres entre os mortos", ressaltou Ghani.

No entanto, um porta-voz da Otan no Afeganistão não confirmou o bombardeio do drone americano. "Não temos nenhum relatório operacional sobre baixas civis nas últimas 24 horas", assinalou um porta-voz que preferiu manter seu anonimato.

Embora o uso de drones seja mais comum no vizinho Paquistão, os bombardeios destes aviões não-tripulados também ocorrem com certa frequência no Afeganistão.

No último mês de setembro, o ataque de um drone da Otan causou a morte de oito civis e feriu outras cinco pessoas na província de Laghman, enquanto a guerra no Afeganistão segue causando um elevado número de vítimas civis, a maior parte delas pelas mãos dos talibãs.

As mortes de civis causadas pelas forças da Otan são um dos pontos que gera mais tensões entre o governo do Afeganistão e os países aliados. Segundo um relatório da ONU publicado em fevereiro, a guerra no Afeganistão deixou ao longo de 2012 um total de 2.759 civis mortos e 4.805 feridos.

O processo de retirada das tropas internacionais, que, se seguir os prazos previstos, deverá ser concluído em 2014, já foi iniciado no Afeganistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade